BLOG DO TENKAI. Confira aqui nossas novidades!

 

Nem só de peixe cru vive a culinária japonesa

Ao contrário do que muitos pensam: nem só de peixe cru vive a culinária japonesa. Existem pratos – muitos, aliás – que fogem ao “tradicional” e tem preparos mais elaborados.

Chawan Mushi significa literalmente “cozido no vapor em uma tigela”. Trata-se de um creme de ovos salgado, com consistência de um pudim, muito leve e delicioso. Pode ser acompanhado por diversos recheios, no Ten Kai, o mais pedido é o camarão.

ww1

O Yakimeshi é um prato super completo composto por arroz japonês, legumes e carne ou cogumelos.

ww2

E tem até carne vermelha! O Gyu Tataki, por exemplo, tem pedaços de carne bovina selada e levemente grelhada que ficam tostados por fora e crus por dentro. Pode ser servido com molho ponzu e fica uma delícia!

ww3

A culinária japonesa e seus benefícios para uma vida saudável

 

Não é a toa, que comida japonesa é uma das mais saudáveis do mundo. Diversificada, colorida reunindo muitos nutrientes e por que não dizer organizada?

Um ditado milenar japonês diz: “hara hachi bu” (“oito décimos da barriga”). A expressão é uma recomendação para parar de comer no ponto em que faltem 20% para a barriga encher. Isso porque o alimento deve ser ingerido para o sustendo necessário do corpo e está provado que baixo consumo de calorias reduz os efeitos negativos dos radicais livres e que estão envolvidas nos efeitos degenerativos do envelhecimento, incluindo cânceres e problemas do aparelho circulatório.

O Japão possui poucas terras para plantio na agricultura e seus habitantes tiveram que aprender a conviver com restrições e desenvolver a tecnologia para o prosperar. Um grande incentivo, não é? 

 A base da alimentação é composta de peixe, arroz, legumes, verduras, derivados de soja e algas

O litoral permite se ter sempre peixe fresco e ele contém uma alta proporção de proteínas e de aminoácidos essenciais, vitaminas e gorduras insaturadas. Componentes indispensáveis da saúde. O atum é o peixe mais apreciado pelos japoneses. A gordura do Atum possui ômega-3, uma substância que aumenta a capacidade cognitiva do cérebro, que facilita o aprendizado e ajuda a proteger contra doenças cardíacas, Parkinson e Alzheimer. Por aqui temos o Atum, o Salmão e uma infinidade de peixes brancos de altíssima qualidade e benefícios.

1

 As Lulas, ovas de peixe, polvos e frutos do mar em geral vem sendo estudados e indicados como fator 1 para a longevidade nipônica. São mais de 400 espécies variando o cardápio.

2

 Por conta de algumas vertentes religiosas os japoneses não consomem carne e por isso a reposição é importante e feita com sabe o quê? Alga. Exatamente, ela é altamente proteica, contém altos níveis de minerais como potássio, fósforo, magnésio, ferro e iodo.

A soja, também um pilar da alimentação é rica em flavonóides, que tem ação anticarcinogênica e excelente estabilizante hormonal. Não a toa, que mulheres japonesas tem pouquíssimos problemas envolvendo a menopausa.

Bem, poderíamos dissertar durante dias aqui falando da alimentação japonesa, mas vai uma dica:
faça sua reserva no Ten Kai e experimente essa oportunidade de saúde e prazer.

3

Que tal? Ligue: 2540-5100

Ten Kai. Há mais de 20 anos surpreendendo no Rio de Janeiro.

Inaugurado em 1994, o Ten Kai abriu seu primeiro restaurante no centro da cidade – na Rua Senador Dantas 75, onde permanece até hoje. O segundo ponto abriu em Ipanema e hoje está localizado no coração do bairro. Rua Prudente de Morais, 1810 na esquina com a Rua Paul Redfern.

1

O projeto premiado do arquiteto Ivan Rezende harmoniza o concreto, o aço e a madeira de demolição criando um espaço altamente intimista. As luminárias que decoram o ambiente foram criadas na década de 50 e trazidas do museu do artista Isamu Noguchi em Nova York. Cada detalhe do projeto enaltece o Japão.
Para quem prefere o tatame há uma sala reservada no segundo andar. O acesso é por uma escada que vai te encantar. Na parede foram esculpidos personagens clássicos do universo japonês que vão acompanhando seu trajeto.

2

Cesar Hasky é o restauranter a frente do Ten Kai, e é um apaixonado pela culinária e cultura nipônica, um estudioso e grande entendedor de peixes. Tanto que é ele o responsável pela compra dos produtos que vão para cozinha.
César é conhecido no mercado de peixes, onde chega antes mesmo do dia amanhecer em busca das melhores peças. Seus fornecedores já sabem e dizem: “Dê à César o que é de César. Sempre o melhor!”

3

Além dos peixes e frutos do mar de primeira, o Ten Kai também importa iguarias direto do Japão que são manipulados com maestria pelo Chef japonês Satoshi Kaneko e de sua equipe.

4

Do sushi bar saem o buritoro, os peixes tradicionais, as vieiras e sushis especiais como o salmão brüllê. Da Robata os Mix de Espetos, Peixes e Frutos do Mar grelhados e pratos especiais de legumes e verduras. Da Cozinha pratos tradicionais , como os Nabemonos, feitos à mesa, Teishokus, Tempurás e sobremesas deliciosas.

5

E as bebidas não ficariam de fora de uma degustação completa.
O Ten Kai oferece carta de sakes com mais de 30 rótulos, além de vinhos, caipirinhas, cervejas importadas e drinks.

6

Impossível não se apaixonar.

Almoço no Ten Kai

A partir de hoje o Ten Kai passa a abrir para almoço também nos dias de semana. Além das opções à la carte, também haverá o Menu Executivo (entrada, prato principal e sobremesa) por R$50.

  cc1.jpg

Pratos clássicos e super desejados como o Furicroc, Salada Ten Kai (folhas crocantes com cubos de salmão e atum), o Harumaki de legumes, Sunomono e Missoshiru são só algumas das possibilidades.

 qq1.jpg

barra_icones_grandes_3.png

barra 4